Feminista, graças a Deus!

Nós as mulheres estamos cansadas de ouvir as velhas piadas sobre o quanto somos chatas, dominadoras, imprevisíveis, complicadas, controladoras, difícéis de agradar e mais um infindável leque de esteriótipos ridículos que a ala masculina faz questão de inventar por aí. Até Freud, num acesso de "preguiça mental", afirmou certa vez que "nenhum homem seria capaz de saber o que realmente povoa a cabeça de uma mulher", imagina. A partir daí todos os homens deste planeta adotaram como premissa de que se nem Freud conseguiu entender as mulheres mais ninguém conseguiria, fim de conversa.
Estava instalada a Guerra dos Sexos, que por sinal é a guerra mais longa da história da humanidade!

Dizem que o único homem que conseguiu entender as mulheres morreu de rir antes de divulgar a sua descoberta. Piada mais sem graça devo dizer, mas por outro lado demonstra bem a fraqueza e a inferioridade do nosso "inimigo". Tipíco dos homens, não é? quando não conseguem competir com a inteligência e superioridade intelectual de uma mulher apelam para o machismo, humilhação verbal ou mesmo violência fisíca. Aliás, acredito que o real motivo de existir em pleno século 21 tanta descriminação para com as mulheres tanto a nível profissional como nas relações pessoais é o simples facto dos homens não quererem abrir mão do único trunfo que eles possuem contra nós: uma longa história de dominação!
Passo a explicar: como vivemos numa sociedade que por muitos séculos remeteu a mulher à categoria de "sexo frágil", somos educadas para servir os homens, ganhamos bonecas e miniaturas de cozinhas no Natal e crescemos ouvindo frase do tipo "acertou no tempero, já pode casar", os homens adotam isso como verdade absoluta, a postura politicamente correcta de agir com as mulheres é colocá-las nos seus devidos lugares; aquela que se desviar desse padrão é negativamente rotulada.

Por outro lado vemos cada vez mais mulheres ocupando cargos importantes no mercado de trabalho, na política, assumindo-se como chefes de família, vivendo libertinamente a sua sexualidade, ficando solteiras por mais tempo, muitas nem sonham em formar família ou o fazem adotando a "reprodução independente" recorrendo às clínicas que ferlitização; nós somos maioria no mundo e a ciência já confirmou que nascemos biológicamente mais resistentes do que os homens, as taxas de mortalidade infantil estão aí para comprovar.
Em meio a tudo isso é compreensível que os homens se sintam ameaçados, relegados a segundo plano, hoje eles já falam em descriminação da nossa parte, quem diria?

Mas a minha maior curiosidade é extamente conseguir entender os homens, o que eles querem afinal?
Nós as mulheres temos fama de sermos complicadíssimas e confusas mas por mais que eu me esforce, sinceramente não consigo entender o porquê desta acusação. Nem os nossos acusadores sabem explicar, talvez porque nunca fizeram a miníma questão de nos compreender. Já eu defendo que os complicados nesta história são eles: passam a vida fazendo pose de "macho alfa", entrando em brigas, promovendo-se como o sexo forte, fazendo competições entre si mas em situações de desespero ou de pressão eles são os primeiros a abandonar o navio, pesquisas demonstram que as taxas de incidência de depressão e suicídio no mundo todo são mais altas no sexo masculino.

Vivem dizendo que só casarão com mulher fiel, comportada, de boa reputação, companheira, inteligente, que tenha conteúdo e saiba conversar. Isso me confunde porque o que eu vejo na verdade é um pouco diferente: eles amam as libertinas, sentem-se mais atraidos pelas mulheres livres e sem preconceito, abandonam familías para viverem paixões avassaladoras com meninas de reputação duvidosa e ficam "de quatro" por mulheres sem cultura geral algum enquanto eles se sentem ameaçados pelas inteligentes, considerando-as até frias demais.

Quando estão conosco são verdadeiros princípes mas é so juntá-los em grupos que transformam-se instântaneamente em sapos asquerosos, com conversas infantis sobre jogos, carros...sem falar no modo que se referem às mulheres, mesmo as que eles amam profundamente (coisa que nunca assumem publicamente, até pro melhor amigo leva tempo pra confessarem)!

Quando estão apaixonados e querem nos conquistar fazem de tudo e mais alguma coisa para convencer-nos que são o homem ideal, o princípe encantado que sempre esperamos. Fazem declaração de amor, levam-te à lua se preciso for, quanto mais resistimos mais empenhados ficam. Assim que aceitamos o namoro e assumimos que estamos apaixonadas eles mudam de idéia, a coisa não é bem assim, compromisso sério vem com o tempo, ainda não chegou na fase do amor, no máximo uma paixão, devemos ir com calma, tudo tem seu tempo. E é ai que perdem o interesse, assim do nada, sem explicação alguma.

Fazem-te mil declarações de amor, promessas de um futuro bom, fazem-te acreditar que és a única na vida deles, que nenhuma lhes dá tanto prazer e outras tantas afirmações mas mal dás as costas eles já estão de olho na saia da tua melhor amiga, lançando frases feitas a qualquer uma que lhes desperte o interesse e pior ainda, afirmam pros amigos que mulher alguma consegue lhes prender!

Ainda as complicadas somos nós?? Como entender um ser que vive afirmando ser o que não é, gosta daquilo que diz odiar, deseja o que mais repudia e defende uma coisa mas age de forma completamente diferente?
Pena que eles não vêm com manual, principalmente na àrea sentimental. Informações do tipo "Como decifrar os sinais de que ele está amando", "Homens: 100 coisas que eles querem nos dizer mas não conseguem colocar em palavras", "Porque a infância é mais longa nos meninos" ou "Saiba como competir com o futebol, a cerveja, os amigos...e a sogra" seriam de grande valia para nós mulheres, evitariam muitas rugas!

As mulheres de complicado têm pouco. Somos até transparentes demais. Quando queremos algo corremos atrás, quando amamos é de coração e intensamente, nós dizemos as coisas como as sentimos (ok, gostamos especialmente do sarcasmo mas nunca afirmei que somos santas!), assumimos que gostamos é dos canalhas (o pior é que até casamos com eles!), quando estamos zangadas é fácil notar, não temos problema algum em fazer demonstrações públicas de afeto, em declarar o nosso amor, em chorar nos filmes ou no casamento da nossa melhor amiga, gostamos de luxo e dinheiro e não negamos isso (a diferença é que algumas de nós acreditam que isso é tudo na vida), temos aqueles dias do mês em que nos transformamos em montros mas é do conhecimento publico, não é segredo pra ninguém, até a ciência explica!

Se somos tão "chatas" é porque vivemos metade do dia atarefadas com as nossas coisas, tentando salvar o mundo e a outra metade fazendo de tudo para agradar os homens e eles nem notam...pior, nem valorizam. Chega um dia que cansa! É  quando deixamos o ginásio, dormimos com aquele velho pijama, não frequentamos o cabeleireiro nem a manicure tanto quanto gostariamos, damos mais atenção aos filhos ou às amigas. Toda a mulher apaixonada se cuida, é vaidosa, está sempre bem arranjada e perfumada e tem aquele brilho especial...quando ela não faz mais isso é porque o homem que tem ao seu lado não a corteja mais ou a faz sentir especial.

Mas sabe o mais interessante? É definitivamente uma guerra de amor e ódio, não sabemos viver um sem o outro, ninguém gosta da solidão, ela é tão fatal como qualquer outra doença.
Existem aqueles que afirmam que os opostos se atraem, outros são mais categóricos em afirmar que o que mantêm o amor são as afinidades...independentemente de quem tem razão, o que vale é que nos completamos. Seria bem melhor se fosse uma convivência pacífica mas eu me pergunto se não seria aborrecido? Podemos até manter nossas divergências, todo conflito moderado tem seu lado positivo, é estimulante até competir-mos uma vez ou outra mas desde que isso não signifique humilhar, desrespeitar ou agredir o outro.

O feminismo vem sendo interpretado de várias formas ao longo dos anos, algumas vezes de forma errada o que leva os homens a criarem idéias distorcidas sobre este movimento. O que eles precisam entender é que nós não somos e nem queremos ser melhores do que eles, só exigimos que valorizem o nosso papel na sociedade, o quanto somos capazes de fazer tão bem o mesmo trabalho e exercer com competência os mesmos cargos. Que respeitem a nossa inteligência, nossas conquistas, nosso esforço e que sejamos recompensadas de igual forma.

Toda a mulher, por mais "durona" que seja gosta de receber carinho, quer ter um homem pra cuidar, uma familia pra se dedicar, gosta de se sentir amada, somos, e penso que sempre seremos, movidas pelo coração. Alguns acreditam que esse é nosso pior defeito, já eu dou graças aos céus por termos esta predestinação, o amor deveria ser a base de todas as ações, o mundo estaria bem melhor.
Meu conselho, caros amigos do sexo masculino, é que reflitam e começem a mudar essa mentalidade rétrograda.
Somos companheiras, viemos para completar e não para competir, nosso lugar é ao vosso lado, nem um passo atrás nem à frente, é ao vosso lado.

2 comentários:

pemitch20 disse...

Nos vivemos com as nossas eranças... A nossa historia, cultura e tradiçao... se é certo ou erado cabe a cada um interpretar... Eu prefiro falar em pessoas em vez de falar em homens e mulheres no fundo caminhamos juntos... A culpa é de todos... Mas uma coisa é certa nao sou um machista, mas ainda nao sou tao perfeito como gostaria... gostei muito da tua exposiçao...

Estamos juntos

Triyana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário

Feminista, graças a Deus!

2 comentários
Nós as mulheres estamos cansadas de ouvir as velhas piadas sobre o quanto somos chatas, dominadoras, imprevisíveis, complicadas, controladoras, difícéis de agradar e mais um infindável leque de esteriótipos ridículos que a ala masculina faz questão de inventar por aí. Até Freud, num acesso de "preguiça mental", afirmou certa vez que "nenhum homem seria capaz de saber o que realmente povoa a cabeça de uma mulher", imagina. A partir daí todos os homens deste planeta adotaram como premissa de que se nem Freud conseguiu entender as mulheres mais ninguém conseguiria, fim de conversa.
Estava instalada a Guerra dos Sexos, que por sinal é a guerra mais longa da história da humanidade!

Dizem que o único homem que conseguiu entender as mulheres morreu de rir antes de divulgar a sua descoberta. Piada mais sem graça devo dizer, mas por outro lado demonstra bem a fraqueza e a inferioridade do nosso "inimigo". Tipíco dos homens, não é? quando não conseguem competir com a inteligência e superioridade intelectual de uma mulher apelam para o machismo, humilhação verbal ou mesmo violência fisíca. Aliás, acredito que o real motivo de existir em pleno século 21 tanta descriminação para com as mulheres tanto a nível profissional como nas relações pessoais é o simples facto dos homens não quererem abrir mão do único trunfo que eles possuem contra nós: uma longa história de dominação!
Passo a explicar: como vivemos numa sociedade que por muitos séculos remeteu a mulher à categoria de "sexo frágil", somos educadas para servir os homens, ganhamos bonecas e miniaturas de cozinhas no Natal e crescemos ouvindo frase do tipo "acertou no tempero, já pode casar", os homens adotam isso como verdade absoluta, a postura politicamente correcta de agir com as mulheres é colocá-las nos seus devidos lugares; aquela que se desviar desse padrão é negativamente rotulada.

Por outro lado vemos cada vez mais mulheres ocupando cargos importantes no mercado de trabalho, na política, assumindo-se como chefes de família, vivendo libertinamente a sua sexualidade, ficando solteiras por mais tempo, muitas nem sonham em formar família ou o fazem adotando a "reprodução independente" recorrendo às clínicas que ferlitização; nós somos maioria no mundo e a ciência já confirmou que nascemos biológicamente mais resistentes do que os homens, as taxas de mortalidade infantil estão aí para comprovar.
Em meio a tudo isso é compreensível que os homens se sintam ameaçados, relegados a segundo plano, hoje eles já falam em descriminação da nossa parte, quem diria?

Mas a minha maior curiosidade é extamente conseguir entender os homens, o que eles querem afinal?
Nós as mulheres temos fama de sermos complicadíssimas e confusas mas por mais que eu me esforce, sinceramente não consigo entender o porquê desta acusação. Nem os nossos acusadores sabem explicar, talvez porque nunca fizeram a miníma questão de nos compreender. Já eu defendo que os complicados nesta história são eles: passam a vida fazendo pose de "macho alfa", entrando em brigas, promovendo-se como o sexo forte, fazendo competições entre si mas em situações de desespero ou de pressão eles são os primeiros a abandonar o navio, pesquisas demonstram que as taxas de incidência de depressão e suicídio no mundo todo são mais altas no sexo masculino.

Vivem dizendo que só casarão com mulher fiel, comportada, de boa reputação, companheira, inteligente, que tenha conteúdo e saiba conversar. Isso me confunde porque o que eu vejo na verdade é um pouco diferente: eles amam as libertinas, sentem-se mais atraidos pelas mulheres livres e sem preconceito, abandonam familías para viverem paixões avassaladoras com meninas de reputação duvidosa e ficam "de quatro" por mulheres sem cultura geral algum enquanto eles se sentem ameaçados pelas inteligentes, considerando-as até frias demais.

Quando estão conosco são verdadeiros princípes mas é so juntá-los em grupos que transformam-se instântaneamente em sapos asquerosos, com conversas infantis sobre jogos, carros...sem falar no modo que se referem às mulheres, mesmo as que eles amam profundamente (coisa que nunca assumem publicamente, até pro melhor amigo leva tempo pra confessarem)!

Quando estão apaixonados e querem nos conquistar fazem de tudo e mais alguma coisa para convencer-nos que são o homem ideal, o princípe encantado que sempre esperamos. Fazem declaração de amor, levam-te à lua se preciso for, quanto mais resistimos mais empenhados ficam. Assim que aceitamos o namoro e assumimos que estamos apaixonadas eles mudam de idéia, a coisa não é bem assim, compromisso sério vem com o tempo, ainda não chegou na fase do amor, no máximo uma paixão, devemos ir com calma, tudo tem seu tempo. E é ai que perdem o interesse, assim do nada, sem explicação alguma.

Fazem-te mil declarações de amor, promessas de um futuro bom, fazem-te acreditar que és a única na vida deles, que nenhuma lhes dá tanto prazer e outras tantas afirmações mas mal dás as costas eles já estão de olho na saia da tua melhor amiga, lançando frases feitas a qualquer uma que lhes desperte o interesse e pior ainda, afirmam pros amigos que mulher alguma consegue lhes prender!

Ainda as complicadas somos nós?? Como entender um ser que vive afirmando ser o que não é, gosta daquilo que diz odiar, deseja o que mais repudia e defende uma coisa mas age de forma completamente diferente?
Pena que eles não vêm com manual, principalmente na àrea sentimental. Informações do tipo "Como decifrar os sinais de que ele está amando", "Homens: 100 coisas que eles querem nos dizer mas não conseguem colocar em palavras", "Porque a infância é mais longa nos meninos" ou "Saiba como competir com o futebol, a cerveja, os amigos...e a sogra" seriam de grande valia para nós mulheres, evitariam muitas rugas!

As mulheres de complicado têm pouco. Somos até transparentes demais. Quando queremos algo corremos atrás, quando amamos é de coração e intensamente, nós dizemos as coisas como as sentimos (ok, gostamos especialmente do sarcasmo mas nunca afirmei que somos santas!), assumimos que gostamos é dos canalhas (o pior é que até casamos com eles!), quando estamos zangadas é fácil notar, não temos problema algum em fazer demonstrações públicas de afeto, em declarar o nosso amor, em chorar nos filmes ou no casamento da nossa melhor amiga, gostamos de luxo e dinheiro e não negamos isso (a diferença é que algumas de nós acreditam que isso é tudo na vida), temos aqueles dias do mês em que nos transformamos em montros mas é do conhecimento publico, não é segredo pra ninguém, até a ciência explica!

Se somos tão "chatas" é porque vivemos metade do dia atarefadas com as nossas coisas, tentando salvar o mundo e a outra metade fazendo de tudo para agradar os homens e eles nem notam...pior, nem valorizam. Chega um dia que cansa! É  quando deixamos o ginásio, dormimos com aquele velho pijama, não frequentamos o cabeleireiro nem a manicure tanto quanto gostariamos, damos mais atenção aos filhos ou às amigas. Toda a mulher apaixonada se cuida, é vaidosa, está sempre bem arranjada e perfumada e tem aquele brilho especial...quando ela não faz mais isso é porque o homem que tem ao seu lado não a corteja mais ou a faz sentir especial.

Mas sabe o mais interessante? É definitivamente uma guerra de amor e ódio, não sabemos viver um sem o outro, ninguém gosta da solidão, ela é tão fatal como qualquer outra doença.
Existem aqueles que afirmam que os opostos se atraem, outros são mais categóricos em afirmar que o que mantêm o amor são as afinidades...independentemente de quem tem razão, o que vale é que nos completamos. Seria bem melhor se fosse uma convivência pacífica mas eu me pergunto se não seria aborrecido? Podemos até manter nossas divergências, todo conflito moderado tem seu lado positivo, é estimulante até competir-mos uma vez ou outra mas desde que isso não signifique humilhar, desrespeitar ou agredir o outro.

O feminismo vem sendo interpretado de várias formas ao longo dos anos, algumas vezes de forma errada o que leva os homens a criarem idéias distorcidas sobre este movimento. O que eles precisam entender é que nós não somos e nem queremos ser melhores do que eles, só exigimos que valorizem o nosso papel na sociedade, o quanto somos capazes de fazer tão bem o mesmo trabalho e exercer com competência os mesmos cargos. Que respeitem a nossa inteligência, nossas conquistas, nosso esforço e que sejamos recompensadas de igual forma.

Toda a mulher, por mais "durona" que seja gosta de receber carinho, quer ter um homem pra cuidar, uma familia pra se dedicar, gosta de se sentir amada, somos, e penso que sempre seremos, movidas pelo coração. Alguns acreditam que esse é nosso pior defeito, já eu dou graças aos céus por termos esta predestinação, o amor deveria ser a base de todas as ações, o mundo estaria bem melhor.
Meu conselho, caros amigos do sexo masculino, é que reflitam e começem a mudar essa mentalidade rétrograda.
Somos companheiras, viemos para completar e não para competir, nosso lugar é ao vosso lado, nem um passo atrás nem à frente, é ao vosso lado.

2 comentários:

pemitch20 disse...

Nos vivemos com as nossas eranças... A nossa historia, cultura e tradiçao... se é certo ou erado cabe a cada um interpretar... Eu prefiro falar em pessoas em vez de falar em homens e mulheres no fundo caminhamos juntos... A culpa é de todos... Mas uma coisa é certa nao sou um machista, mas ainda nao sou tao perfeito como gostaria... gostei muito da tua exposiçao...

Estamos juntos

Triyana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário